Em 5 de setembro de 2008 Por Redação Em Artigos - 1821 Visualizações

Jornal do Comércio

O Jornal do Commerciohttp://www.jornaldocommercio.com.br/ – é o mais antigo veículo em circulação ininterrupta na América Latina, tendo sido criado antes mesmo que jornais tradicionais como O Globo, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Voltado para o noticiário econômico brasileiro, o jornal foi criado pelo francês Pierre Plancher, no Rio de Janeiro, tendo circulado pela primeira vez no dia 1º de outubro de 1827. Quando chegou ao Brasil, Pierre trouxe modernos equipamentos e alguns operários especializados, já que, na França, ele trabalhava com artes gráficas.

Desde o início, o foco do Jornal do Commercio era a economia. Com quase dois séculos de história, o Jornal do Commercio vem acompanhando as transformações do país e sendo testemunha viva da história desde o Império, passando pelos primeiros anos da República, todo o século XX, e agora acompanhando as mudanças no século XXI.

Jornal do Comércio

D.Pedro II e o Jornal do Commercio

Uma informação curiosa que pouca gente sabe é que D. Pedro II chegou a escrever para o jornal sob pseudônimo. Seus editoriais tinham grande repercussão perante os leitores e o próprio governo monárquico.

Em 1959, o Jornal do Commercio passou a integrar os Diários e Emissoras Associados, organização fundada pelo jornalista Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello. Entre os anos de 1982 e 1993, o jornalista Austregésilo de Athayde, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, e um dos redatores da Declaração Universal dos Direitos do Homem, presidiu o jornal.

Em 2005, com o objetivo de assegurar a melhor cobertura jornalística, o Jornal do Commercio instalou sucursais em Brasília e também em São Paulo, principais praças geradoras de notícias de repercussão nacional, além do próprio Rio de Janeiro, de onde a publicação é originária. Ao ser comercializado em bancas de jornal em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, o Jornal do Commercio passou a concorrer diretamente com outros importantes jornais econômicos brasileiros como Valor Econômico e Gazeta Mercantil, que deixou de circular em 2009. O Jornal do Commercio também se associou as principais agências nacionais e internacionais, assegurando, assim, rapidez na reprodução de notícias de maior destaque no Brasil e no mundo.

Jornal do Commercio Online

Nos dias atuais, no Jornal do Commercio, o leitor pode se informar sobre assuntos relacionados à economia, país, mercado de seguros, empresas, leilões, carreiras, entre outros. A análise política, econômica, nacional e internacional também é um dos grandes destaques do jornal.

Folha Jornal do Comércio

Ao longo dos anos, o jornal sempre contou com nomes importantes em sua equipe, como por exemplo, Barão do Rio Branco, Ruy Barbosa, Machado de Assis, Lima Barreto, Austregésilo de Athayde, Euclides da Cunha e Carlos Heitor Cony. Atualmente, os jornalistas Cláudio Humberto e Marcia Peltier são alguns dos colunistas que fazem parte da equipe do jornal.

O Jornal do Commercio online pode ser acessado através do endereço http://www.jornaldocommercio.com.br

Imigrantes do Clarim Diário, vieram pra cá após terem sido demitidos por J. Jonah Jameson por gostarem do Homem-Aranha. Viciados em informação, aceitaram a árdua tarefa de noticiar coisas relevantes, curiosas e divertidas em troca de rosquinhas de milho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Current ye@r *